Informação, Todos

O que é um tecido Anti-pilling?

O processo anti-pilling é um tratamento aplicado em tecidos para eliminar fibras soltas. O objetivo desse tratamento é evitar a formação de "bolinhas" ou "pilling" na superfície do tecido.

Neste artigo iremos explicar um pouco sobre as dúvidas que surgem ao redor desse processo. Pretendemos esclarecer dúvidas como:

O que é o tratamento anti-pilling? Quais os tipos de tecidos que podem receber este tratamento? Como devo cuidar de roupas com acabamento anti-piling? e quais as desvantagens deste tratamento?

O que é Anti-Pilling?

Nada mais é que um tratamento que procura elimina fibras soltas e evita a formação pontas soltas no tecido. Produtos que passam por este processo são mais resistentes às lavagens e ao uso diário.

O acabamento anti-pilling é baseado na utilização de tratamentos químicos que procuram limitar o levantamento das fibras e reduzir a resistência mecânica das fibras sintéticas.

Tipos de Tecidos que Recebem o Tratamento Anti-Piling

Existem vários tipos de tecidos que podem receber o tratamento anti-pilling. Alguns deles incluem:

  1. Fibras de poliéster anti-piling
  2. Fibras acrílicas
  3. Tecido de fibra química com seções transversais redondas
  4. Malha sintética
  5. Malha mista

Desvantagens do Tratamento Anti-Pilling

Embora o tratamento anti-pilling seja benéfico para aumentar a durabilidade dos tecidos e melhorar a aparência das roupas, ele também tem suas desvantagens:

Custo

O tratamento "pilling" pode aumentar o custo de produção dos tecidos, pois envolve o uso de tecnologias e produtos químicos especiais. Esses processos adicionais valoriza o tecido, Isso consequentemente acaba ao mantendo o valor para sua aquisição.

Impacto ambiental

Os produtos químicos usados no tratamento anti-pilling geram impactos ambientais. Embora muitos fabricantes estejam trabalhando para desenvolver métodos mais ecológicos, até o momento não se teve muito sucesso.

Sensação do tecido

O tratamento anti-pilling pode em alguns casos alterar a sensação do tecido, tornando-o menos suave ao toque e mais rígido.

Malha anti pilling

Por conta da sua resistência a lavagem e atrito, a malha anti-piling é muito usada na moda esportiva. Sua variedade de aplicações da a oportunidade de criação a uma de produtos. Alguns produtos usado pela malha são, camisetas, blusas e jalécos, calças leggings, roupas de ginástica, camisetas de futebol, entre outros.

Estes tecidos anti-pilling são usados na fabricação não só mente de artigos esportivos. Atualmente são aplicados também em estofados, forros, acessórios entre outros.

Conclusão:

Em resumo, o tratamento anti-pilling é uma técnica importante usada na indústria têxtil para melhorar a durabilidade e a aparência dos tecidos. No entanto, é importante entender as desvantagens deste tratamento e como cuidar adequadamente de peças produzidas com acabamento anti-pilling. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e esperamos vocês em nosso próximo artigo.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *