Informação, Todos

Tecido Poliéster é bom? Guia Completo

O tecido poliéster é um dos mais populares do mundo, sendo utilizado em diversas aplicações e o no dia a dia. Mais populares na criação de roupas o poliéster oferece algumas vantagens em relação a outros tecidos.

O pano de poliéster é um material resistente, durável e versátil, com características que o tornam uma opção ideal para muitos usos.

Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o tecido poliéster, incluindo suas propriedades, aplicações, vantagens e desvantagens.

O que é Poliéster?

O tecido poliéster é feito de fibras sintéticas, que são produzidas a partir de produtos derivados do petróleo. As fibras de poliéster são fortes, duráveis e resistentes a manchas.

O tecido poliéster também é resistente ao encolhimento e ao desbotamento, tornando-o uma boa opção para roupas que serão usadas com frequência.

O tecido de poliéster também tem a vantagem de ser resistente a amassados não tendo a necessidade de precisar passar.

Origem do Poliester

O poliéster foi criado na década de 1930 porém só foi patentiada em 1940 pelos químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson. Eles patentearam com o apoio da pesquisa de Wallace Carothers.

Desde então, o poliéster se tornou um dos tecidos mais populares do mundo. Hoje são produzido roupas, artigos de decoração, roupa de cama, cortinas, materiais industriais entre outras coisas.

Como é o tecido poliester? Estiramento e Conforto

Um das vantagens que tornam o tecido de poliéster tão popular é sua capacidade de esticar. A vantagem do poliéster estica o deixa mais leve e confortável em caimentos de roupas proporcionando conforto e flexibilidade aos usuários.

Esta característica faz com que as peças de poliéster sejam confeccionadas para vestuários que se ajustem ao corpo de maneira agradável, garantindo mobilidade e conforto durante seu uso.

Tecido de poliester é quente?

Ao contrariando do que muito se dizem por ai, o poliéster não é exatamente um tecido quente. Com avanços na tecnologia, hoje temos uma linha de panos poliéster produzidas com mais evasão, tornando sua costura mais aberta e leve.

Esses avanço tem trago ao mundo fashion tecidos de poliestes versáteis e muito mais adequado aos dias mais quente. Portanto, o poliester é bom sim para dias ensolarados, basta se atentar a espessura do tecido e a sua mescla com outras fibras.

Tecido 100% poliester é bom?

O tecido 100% poliéster tem suas vantagens e desvantagens. Como mencionamos anteriormente, dependendo da sua espessura e da sua composição, ele pode se tornar mais pesado e quente. De maneira resumida algumas das principais vantagens e desvantagens das roupa de poliéster.

As vantagens do tecido poliéster

Veja algumas das principais vantagens ao se optar por usar o tecido de poliéster.

Durabilidade

O tecido poliéster é um tecido durável que pode suportar o uso frequente. Sua fibras de poliéster são fortes, duráveis e resistentes a manchas. O que o torna uma boa escolha para usos constantes.

Resistência

O tecido poliéster é resistente a manchas, o que o torna uma boa escolha para roupas que serão usadas com frequência.

O poliéster estica e não amassa

O tecido poliéster é bom se não perfeito para as pessoas que tem o dia corriqueiro e precisa de praticidade. você pode simplesmente lavar, colocar no varal e dobrar após secar. O pano de poliéster estica ao ser puxado ou amassado, isso o torna muito eficiente na hora de lavar.

Você pode muito bem dobrar ou simplesmente embolar esse material que ao soltar o tecido poliéster estica retorna ao seu estado original.

Resistência ao encolhimento e secagem rápida

Uma dúvida muito frequente é, o poliéster encolhe? A resposta é Não, o poliéster não encolhe, diferente de outros tecido, o poliéster é resistente ao encolhimento. Como ele é um material de pouca absorção, basta deixa-lo no varal para que ele acabe secando rapidamente.

Resistência ao desbotamento

Mais uma grande vantagem de se utilizar o tecido poliéster é resistente ao desbotamento. Você pode intensificar essa resistência tomando alguns cuidados na hora de lavando o tecido de poliéster. Com alguns cuidados você ira preservar sua cor por muito mais tempo.

Roupas feitas ou materiais produzidos em poliéster podem mostrar uma resistência superior a sua fixação de cor em relação a outros tecidos.

Custo de produção

Por se tratar de tecidos sintéticos, ele acaba sendo mais popular e uma excelente opção na hora da confecção. Por conta dessa popularidade, normalmente produtos produzido por esse tecido tem seu custo mais acessivél.

Desvantagens do tecido poliéster

Como nem tudo são flores, o poliéster também tem suas desvantagens ao qual precisamos nos atentar.

O poliéster não é um tecido respirável

A pesar do avanço tecnológico os tecido de poliéster não são um tecido respirável. Existem sim modelos respiráveis que levam em sua composição parte de outras linha. Mas o tecido 100% Poliéster é mais pesado o tornando mais quente.

Em dias com temperaturas elevadas o tecido de poliéster esquenta, mais em comparação a outros tecidos.

Não é um tecido absorvente

O material poliéster não absorve água, o que pode causar desconforto em climas húmidos. Em dias mais quente acabamos transpirar mais. Tecidos 100% poliéster não absorvem o suor como o algodão, assim podendo acarretar em desconforto. Outro ponto é que nesses casos de uso do poliéster puro, é o odor que pode ficar no tecido.

Uma solução é usar um tecido 50% algodão ou elastano e 50% poliéster. Esse equilíbrio pode manter o tecido mais confortável e leve nesses dias ensolarado.

Poliéster com elastano é bom?

Sim, poliéster com elastano é bom e se tornar uma excelente combinação para dias mais quentes, vamos entender o motivo?

Como já vimos, o poliéster é uma fibra sintética forte, durável e resistente a manchas. No entanto, é um tecido não respirável e não absorvente, o que o torna desconfortável para usar em climas quentes ou húmidos.

Agora o elastano é uma fibra sintética elástica que é frequentemente usada em roupas esportivas e lingerie. É uma fibra respirável e absorvente que ajuda a manter o corpo fresco e sempre seco.

A combinação de poliéster com elastano oferece o melhor dos dois mundos. É um tecido forte, durável e resistente a manchas, mas também é respirável e absorvente. A única desvantagem dessa combinação está em seu preço, normalmente peças produzida com esse tecido tem seu custo maior.

Poliamida ou Poliéster: Um Comparativo Detalhado

Poliéster e poliamida são duas fibras sintéticas que são muito utilizadas na fabricação de roupas, móveis e outros produtos. Ambas as fibras são fortes, duráveis e resistentes a manchas, mas apresentam algumas diferenças entre poliamida e poliéster.

Poliéster

  • Produzido a partir de produtos derivados do petróleo
  • Mais resistente e durável do que a poliamida
  • Não é absorvente e não é respirável
  • Mais barato do que a poliamida

Poliamida

  • Produzido a partir de produtos derivados do petróleo
  • Mais leve e mais macia do que o poliéster
  • Mais absorvente e mais respirável do que o poliéster
  • Mais caro do que o poliéster

Em resumo o tecido poliamida é bom e mais indicado para atividade física já que tem uma absorção maior. Outra diferença é o preço, o poliamida é mais caro em relação ao poliester. Então vale colocar em analise a finalidade na hora de escolher entre poliamida e poliéster.

Conclusão

O tecido poliéster é um tecido versátil e durável que pode ser usado em diversas aplicações, não se limitando a vestes. No entanto é um tecido popular no mundo fashion e também uma boa escolha para roupas que serão usadas com frequência. Até o próximo artigo Myth moda feminina.

Related Posts

One thought on “Tecido Poliéster é bom? Guia Completo

  1. Pingback: O que é malha PP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *